Campanha Setembro Amarelo segue com palestras na rede estadual de ensino


A Campanha de Prevenção ao Suicídio segue no município de Santa Rita do Araguaia, na última terça-feira (26/09), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Tutelar promoveram uma palestra para os alunos do colégio Estadual Ivo de Morais Cajango.

 

Para falar sobre a prevenção ao suicídio, a convite do CREAS, a funcionária pública Sebastiana Lopes, deu um depoimento sobre um caso de suicídio em sua família.

 

Há mais de um ano a servidora teve uma grande perda na família, seu filho Vinícius Lopes, de apenas 28 anos. Com o coração um pouco mais acalantado, Sebastiana hoje consegue falar sobre o assunto. Ela conta que o filho já havia procurado ajuda, iniciou o tratamento com medicamentos, porém após determinado tempo dizia não haver necessidade de tomar os remédios, pois estava bem, infelizmente a falta do acompanhamento profissional, os medicamentos e outros fatores pessoais levaram o jovem a cometer suicídio.

 

A servidora orientou os jovens e destacou a importância de procurar ajuda e como identificar sinais que remetem ao pensamento suicida como: isolamento, falar que a vida não tem sentido e outros.

 

A psicóloga do CREAS, Jordana Magalhães, falou da importância da Prevenção ao Suicídio. “Falar é sempre a melhor opção, busque ajuda, seja com profissionais do CREAS, da saúde, professores, familiares ou amigos. Além dessas pessoas, temos também o auxilio emocional do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias”, conta a psicóloga.  Mais informações no site: www.cvv.org.br.

 

Durante a palestra, um grupo de alunos do 9° C, do colégio Ivo promoveu a encenação da música “Não se machuque” da cantora Manu Silva. Música disponível em: https://www.vagalume.com.br/manu-silva/nao-se-machuque.html

 

A Palestra em alusão ao mês de prevenção, Setembro Amarelo, segue nesta sexta-feira (28/09) no Colégio Estadual Alfredo Nasser.  

 

Cassiane Mews e Laleska Fálico

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!

Imagens