Curso Redes de Associativismo é finalizado com a criação da Associação do Queijo Cabacinha

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, através da superintendência de Agricultura, promoveu o curso de Rede de Associativismo em parceria SEBRAE. Os produtores rurais e queijo cabacinha do município de Santa Rita do Araguaia e da cidade vizinha participaram deste encontro de qualificação.

O curso teve por finalidade incentiva a criação de uma associação de produtores rurais e de levar aos agricultores do município conhecimento de seus benefícios como estratégia de crescimento dentro da atividade rural, além de informações que ajudarão os participantes a descobrir qual a melhor opção o empreendimento.

A prefeita Tânia Salgueiro tem dedicado a destacar os produtores rurais (agricultura familiar) e os produtores de queijo cabacinha, buscando a valorização do produto artesanal do município.  “Esse curso estimulou os produtores a debater e defender seus direitos, seu produto que é patrimônio cultural em nossa cidade”, conta a prefeita.

Conforme a veterinária Tatiane Cruvinel, que coordenou na organização do curso, a atividade permitiu que cada produtor se preocupasse com a fabricação e transporte desse produto. “Eles (produtores) conseguiram despertar o interesse de empreendedor e discutir vários pontos que podem melhorar cada vez mais a produção do queijo cabacinha dentro do município”, fala Tatiane.

As aulas provocavam os produtores para que estimulassem o empreendedorismo coletivo, ou seja, como funcionaria uma associação. Dessa forma seria debatida a concorrência, produção, vendas, tudo que fosse necessário para um empreendimento de qualidade.

A prefeita juntamente com a veterinária parabenizou a agradeceu aos instrutores, a psicóloga Simone e o consultor Thiago, e a todos os produtores que empenharam e não deixaram de participar de nenhum encontro que iniciou no dia 7 de novembro e encerrou na última quinta-feira (23).