Dia D da campanha Outubro Rosa será nesta sexta-feira em Santa Rita do Araguaia

Nesta sexta-feira (26/10), a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Araguaia realizará o dia D do Outubro Rosa, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Joaquim dos Santos Borges (Vila Nova). Serão feitas consultas médicas, preventivo, atualização da caderneta de vacinação, teste rápido para infecções sexualmente transmissibilidade, e palestras com as dentistas da unidade sobre o câncer de boca. O horário de atendimento será das 7 às 19 horas, todos os procedimentos serão voltados para a saúde de mulher, devido ao mês de conscientização do Câncer de Mama – Outubro Rosa.

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, Ítalo Lacerda, ressalta a importância do evento na questão de alertar as mulheres a realizarem os procedimentos preventivos do câncer. “Nós sabemos dessa importância de fazer esses eventos, pois podemos ajudar as mulheres a se prevenir do câncer de mama, colo do útero e outros mais. Sabemos que um diagnóstico precoce pode ajudar no não agravamento da doença, dessa maneira decidimos realizar o Dia D aqui em Santa Rita do Araguaia, pensamos em todas as santaritenses que não tem tempo para sair de casa ou trabalham no horário de atendimento normal das unidades de saúde, por esse motivo iremos realizar os atendimentos das 7 às 19 horas”, explica Ítalo.

De acordo com o secretário as mulheres que forem detectadas com algum problema mais delicado serão encaminhadas para Mineiros. “As mulheres que forem avaliadas pelos médicos, e constar alguma anormalidade elas serão encaminhadas para Mineiros para realizar a mamografia. Mas antes, elas terão que comparecer a Secretaria Municipal de Saúde munidas com o pedido médico realizado no dia da consulta para realizar os tramites legais, para a realização dos exames”, conta Vinícius Lopes.

O dia D será realizado na UBS Joaquim dos Santos (Vila Nova), das 7 às 19 horas, todas as mulheres interessadas em realizar a consulta devem chegar cedo, portando documento de RG, CPF e comprovante de residência. Apenas o número de consultas serão limitados em vinte consultas em cada período.

Estagiária Marcela Pavão

Gestão Desenvolvimento para todos!