Dia D de Vacinação contra raiva é realizada em Santa Rita do Araguaia

No último sábado (22), foram aplicadas gratuitamente vacinas antirrábicas em cães e gatos no município de Santa Rita do Araguaia. Foram cerca de 1.530 animais imunizados, incluindo zona rural e urbana. Para quem não conseguiu levar seu animal de estimação em algum dos pontos de vacinação, ainda está disponível algumas doses na Secretária Municipal de Saúde a campanha se estenderá até acabar o estoque.

 

A doença antirrábica, conhecida popularmente como raiva, é transmitida através da saliva dos animais contaminados, principalmente, pela mordida dos animais doentes (gatos ou cães). Os sinais clínicos comuns da raiva são: mudanças no comportamento, incluindo agressividade, salivação excessiva e o animal deixa de se alimentar e beber água. Quando a doença está em um estágio avançado pode ocorrer convulsões e paralisias.

 

O pequeno morador de Santa Rita do Araguaia, Vitor Godoy, 9 anos, residente próximo de um dos pontos de vacinação, durante a tarde de sábado, levou duas cachorrinhas, Pretinha e Julieta. “Levei elas para que não ficarem doentes, porque essa doença mata” disse ele, que apesar da pouca idade já sabe como é importante manter seus animais domésticos vacinados.

 

O coordenador da Campanha, o Fiscal de Vigilância Sanitária Thales Oliveira, ressalta que para “quem tiver interesse em levar seu animal para receber a dose, deverá procurar a Secretaria de Saúde o mais rápido possível antes que o estoque se esgote. A vacinação é importante para a saúde do animal e também de quem convive com ele, é aconselhável vacinação a partir do terceiro mês de vida. A doença quando contraída não tem mais curar podendo levar a obtido seu animal e em caso de transmissão para humanos poderá acarretar problemas graves. A melhor alternativa é prevenir através da vacinação”, frisa Thales.

 

Estagiaria Laleska Fálico

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!

 

Imagens

Compartilhar

Desenvolvido por