Eleição define cinco novos conselheiros tutelares de Santa Rita do Araguaia

Em eleição realizada neste domingo (01.set.2023) os santaritenses foram às urnas para definir os cinco conselheiros tutelares que atuarão no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos no município de Santa Rita do Araguaia  (520 km de Goiânia). O mandato das eleitas é para o quadriênio 2024/2028. O processo eleitoral transcorreu na Escola Romão Martins de Souza, no Bairro Centro, e foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

O pleito local contou com a participação de 12 candidatas. A apuração dos votos durou cerca de três horas e ocorreu em uma sala reservada na própria unidade de ensino. O processo foi acompanhado e fiscalizado pelo CMDCA, Ministério Público Estadual (MPE) e fiscais das candidatas.

TITULARES:

1º – 87 votos: Maria da Gloria Barroso

2º – 77 votos: Creidimar Freitas

3º – 66 votos:Ana Rita Pacheco

4º – 60 votos: Jessica Riebiro

5º – 56 votos: Veronica Nogueira

SUPLENTES:

6º – 46 votos: Patrícia Theodoro i – (1ª suplente)

7º – 33 votos: Priscila Aparecida – (2ª suplente)

8º – 30 votos: Lucy Menezes – (3ª suplente)

9º – 26 votos: Lidiana Rodrigues – (4ª suplente)

10º – 23 votos: Carmelina Carmela – (5ª suplente)

11º – 23 votos: Adryan Nogueira

12º – 11 votos: Jessica Souza

A eleição por voto direto dos moradores transcorreu normalmente durante todo o dia. Mesmo com comparecimento não obrigatório, a adesão da população local foi considerada positiva. Foi registrado o comparecimento de 553 eleitores, sendo que destes foram 538 votos válidos, 13 votos nulos e apenas 2 votos em branco.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar teve apoio da Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério Público (MP).