Mais de 250 atendimentos são fornecidos durante dia D do Novembro Azul

O dia D da Saúde do Homem em Santa Rita do Araguaia (GO) foi marcado com mais de 250 atendimentos sendo eles, consultas médicas; aferição de pressão; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite C, glicemia, PSA e orientações odontológicas. A Campanha do Novembro Azul promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges, na última sexta-feira (23/11).

Para o Secretário de Saúde, Vinícius Gonzaga, quebrar o preconceito é fundamental. “Quero agradecer a nossa equipe multiprofissional pelo desempenho e cumprimentar os homens santaritenses que deixaram o preconceito de lado, pois hoje o índice de câncer de próstata é o mais incidente entre os homens”, explica Vinícius.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Com 54 anos, Antônio João Barbosa faz o acompanhamento regularmente. “Todo ano faço o exame regularmente para saber como anda minha saúde”, conta Antônio.

Iranir Rieth, 63 anos, também compareceu a Unidade de Saúde e destacou a importância de cuidar da saúde. “Temos que ter esse cuidado, isso faz parte da vida. É uma falha do ser humano, não devemos ter vergonha de nada! O importante é se  cuidar para garantir uma boa saúde”, frisa Iranir.