Palestra sobre Previdência Social marca o Dia do Idoso

A prefeitura municipal de Santa Rita do Araguaia por meio do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social promoveu nesta última terça-feira (02/10) uma palestra sobre os benefícios Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em comemoração ao dia do idoso (01/09).

O evento teve como objetivo levar informação e esclarecer dúvidas que são mais frequentes entre os idosos. A assistente social do INSS de Alto Araguaia Nieda foi quem conduziu a palestra para cerca de 30 pessoas na Câmara Municipal dos Vereadores.

A coordenadora do CRAS, Lorena Guimarães, explica a necessidade e importância de promover esse tipo de palestra na cidade. “O objetivo da palestra é levar informação para os idosos, como o município é pequeno e não tem INSS, fica difícil para os idosos se deslocarem para conseguir informações. Então fizemos o convite para a assistente social do INSS de Alto Araguaia-MT, Nieda, para vir ao município esclarecer todas às duvidas em comemoração ao dia do idoso”, explica a coordenadora.

Durante a palestra algumas pessoas manifestaram suas dúvidas e foram orientadas pela a assistente social. Alguns dos assuntos comentados na palestra foram: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição do professor, aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, entre outros.

O auxiliar de serviços gerais, João Martins de Souza, 64 anos, tirou suas dúvidas e procedimentos a ser feitos em relação à aposentadoria por tempo de contribuição. “Gostei muito da palestra, eu venho trabalhando a vida inteira em fazenda, eu estava esperando que com 65 anos eu pudesse aposentar, porém preciso entrar com outro tipo de processo de aposentadoria” comenta João.

Para mais informações dos benefícios, a população poderá procurar o CRAS ou acessar o site www.inss.gov.br.

Estagiária Mirelly Ferreira

Gestão Desenvolvimento para todos