Prefeita e alunos realizam plantio de mudas às margens do Rio Araguaia

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu o plantio de 1200 mudas entre frutíferas e ornamentais, às margens do Rio Araguaia, próximo ao Terminal Turístico, na Avenida Walquir Vieira de Rezende, Rua Três, capitação de água do município e Avenida Joaquim Salgueiro (duas pistas), na terça-feira (18). A atividade foi realizada em parceria com a Saneago (Saneamento básico de Goiás) e Secretaria de Educação, envolvendo as crianças da Escola Municipal Romão Martins de Souza na ação ecológica com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Antes do plantio, os alunos assistiram a uma palestra que destacou os benefícios das árvores para os seres humanos e animais. As crianças ficaram atentas às informações e deram uma aula de consciência ambiental para todos os presentes. A prefeita Tânia Salgueiro participou, juntamente com as crianças e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da ação que faz parte das metas do ICMS Ecológico em qual o município recebeu a pontuação máxima.

“Realizar este plantio com as crianças é uma forma de torna-los bons cidadãos que cuidam do meio ambiente, que cuidam do seu futuro”, diz prefeita. Tânia finaliza que a educação ambiental é importante para o desenvolvimento humano e mostra o empenho para o bem de todos.

O Secretário de Meio Ambiente, Vandro Lorenzi, falou sobre essa importância. “A ideia é proteger os mananciais e as margens do rio em que a falta dessas árvores pode degradar o nosso bem maior; tendo a participação das crianças é uma forma de no futuro elas usufruírem e proteger”, explica o secretário.

Ainda conforme o secretario, essa ação não será finalizada com o plantio de mudas e que a ideia é leva-las a cada 40 dias para acompanhar o desenvolvimento das plantas durante esse ano de 2020. “Fazer com eles acompanhe o crescimento das mudas permitirá sentir orgulho e dizer que eles firam parte para que se tenha um mundo melhor cheio de beleza natural e incentiva-los na preservação”, conta.

As mudas plantadas na avenida, além de uma visão paisagista, trazem grandes benefícios para os santaritenses como a sombra por conta dos dias quentes amenizando o calor e ajudando na drenagem do solo. O próximo passo da atividade é cuidar das árvores que foram atacadas por parasitas na Avenida Walquir Vieira de Rezende.

Assessoria de comunicação