Prefeitura inicia novas ações contra a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Araguaia em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mineiros (GO) e a Regional de Saúde Sudoeste II de Jataí (GO) iniciaram nesta segunda-feira (12/11) a campanha do “Goiás contra o Aedes”.

A equipe composta por agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros promoverá durante os dias 12, 13 e 14 de novembro a vistoria de residências, pontos comercias e terrenos baldios com o intuito de combater o foco do mosquito Aedes Aegypti e orientar os cidadãos para evitar criadouros do mosquito.

“Estamos realizando a ação em quatro municípios que estão ligadas a 6°CIBM Mineiros, sendo Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Chapadão do Céu e Mineiros. Nosso objetivo é vistoriar 100% da cidade, localizar os focos do mosquito e eliminá-los. Então pedimos à população que receba em suas residências nossas equipes e nos ajude nessa campanha. O período chuvoso iniciou e devemos começar a prevenir e combater o mosquito agora”, explica o sargento Elismar.

Segundo o sargento, o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não está se proliferando apenas em água limpa, mas também em água suja como esgoto ou água que  possa conter óleo.

Conforme o Ministério da Saúde o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Gestão Desenvolvimento para todos!