Prefeitura investe R$ 60,5 mil na compra de EPIs em combate ao coronavírus

Óculos de proteção, máscaras, luvas de procedimento, tocas, jalecos, macacões, visores de acrílico e álcool em gel foram alguns dos produtos adquiridos pela prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO), para garantir a proteção dos trabalhadores da saúde que atuam diretamente na prevenção e combate ao coronavírus.

O investimento nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custaram cerca de R$ 60,5 mil, sendo R$ 35.848,20 pagos com recursos da própria prefeitura e R$ 24.659,14 repassados pelo Ministério da Saúde, que tem recomendado o uso dos equipamentos como uma medida para evitar o contaminação com o novo vírus.

O município recebeu também, R$ 300 mil repassados por emenda individual do Deputado Federal, Francisco Junior (PSD), para o Programa de Atenção Básica (PAB), voltado para as unidades básicas de saúde. Todos os recursos são para custeio da saúde e não podem ser gastos com outros produtos como a compra de cestas básicas.

“Precisamos deixar bem claro que essa verba destinada pelo Governo Federal, tem que ser gasta exclusivamente com a saúde, como na aquisição e ou aluguel de materiais básicos, para que se necessário, possam salvar vidas humanas”. Explicou a prefeita Tânia Salgueiro, que também falou sobre outras medidas adotadas durante a pandemia.

“Estamos buscando outros mecanismos de auxiliar quem mais precisa, por isso decidimos distribuir a merenda escolar enquanto as aulas estão suspensas e, lançamos a campanha “Unidos em Ação”, em que a prefeitura entrará com a contrapartida inicial de 100 cestas básicas, além de arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza que serão doados aos santaritenses”, finaliza a prefeita Tânia.

Interessando em doar, não precisam sair de casa, basta ligar no telefone (66) 9 9997-5103, que uma equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) irá buscar na sua casa.