Prefeitura realiza manutenção em lixão municipal

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO), através da Secretaria de Meio Ambiente, tem trabalhado para amenizar a situação do lixão da cidade com a contenção de resíduos sólidos descartados na área. Também foi realizada a limpeza das ruas vicinais ao lixão, além de disponibilizar um guarda para fiscalizar e notificar pessoas que descartarem materiais em local inadequado.

Outra medida adotada e a separação do lixo doméstico de materiais orgânicos como podas de árvores e restos de gramas. Está é mais uma parte da campanha “Cidade Limpa”, que vem realizado roçagem e plantio de mudas de árvores e flores pela cidade.

A Prefeita Tânia Salgueiro fala sobre a importância da participação dos santaritenses na manutenção do município. “Cidade limpa se faz com a participação de todos, por isso estamos realizando essa campanha de conscientização da comunidade, para que possam nos auxiliar nessa limpeza, como maneira de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como: dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela”, explica.

O Secretário de Meio Ambiente, Vandro Lorenzi, conta que o trabalho de notificação já vem sendo realizado em terrenos urbanos considerados de risco para a saúde e segurança pública. “O dono do imóvel notificado tem o prazo de dez dias para a realização da limpeza do terreno, sob a pena de aplicação de multa, caso o proprietário não higienize o local”, explica.

A Prefeitura disponibiliza caçamba para a retirada de entulhos, que devem ser solicitadas no prédio da Prefeitura. O custo é de R$ 48 e ficará a disposição do munícipe durante três dias.