Prefeitura realiza mapeamento de produtores de queijo cabacinha

A fim de garantir o reconhecimento nacional e internacional do queijo cabacinha como um produto originário da Região das Nascentes do Araguaia, e com isso proporcionar a geração de emprego e renda para os produtores, a prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO) realizou durante essa semana o mapeamento dos produtores da cidade.

Durante o levantamento foram identificados 40 produtores de queijo na região, onde vários deles também trabalham com a produção de outros tipos de queijo, como o mussarela, trancinha, provolone e queijo minas curado.

A ação adotada também garante um diferencial, já que os consumidores têm um produto de qualidade e a certeza de que foi comprado em determinada região. Essa valorização para o queijo cabacinha e para os produtores também aumenta o turismo e o desenvolvimento financeiro e social.

A atividade foi desenvolvida por meio da Veterinária do município Tatiane Leles Cruvinel e do Superintendente da Agricultura Clóvis de Souza, atendendo ao pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa), que desde 2011 em conjunto com a Emater, Senar, Sebrae, UFG, UFJ/NEAF, Unifimes/ Núcleo de Agroecologia, UEG, prefeituras de Santa Rita do Araguaia, Alto Araguaia e Mineiros, representantes do Colegiado do Território Rural de Identidade do Parque das Emas, Sindicatos Rurais e Cooperativas da região vêm trabalhando em prol da causa.

Após uma série de reuniões ao longo dos últimos nove anos, a equipe identificou os municípios de Mineiros (GO), Santa Rita do Araguaia (GO), Portelândia (GO), Dorvelândia (GO), Perolândia (GO), Alto Araguaia (MT), Alto Taquari (MT), Araguainha (MT), Ponte Branca (MT) e Alto Garças (MT), como pertencentes ao grupo geográfico de produção do queijo cabacinha.