Projeto “alimentação Saudável!” retomam as atividades em Santa Rita do Araguaia

Um projeto que tem dado certo em Santa Rita do Araguaia (GO) é o da “Alimentação Saudável!”, desenvolvido pela Nutricionista Maria das Graças Carvalho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação trabalha os cinco sentidos e busca incentivar a alimentação correta das crianças, para que elas passem os ensinamentos aos pais.

Nesse ano, as atividades começaram com a Escola Municipal Romão Martins de Souza, mas a ideia é continuar o trabalho que surgiu no ano passado, na Escola Joao Paula Da Cruz e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Caminho do Saber.

A Nutricionista Gracinha, como é conhecida pelos colegas, explica que o projeto já tem rendido resultados. “Hoje (05) um aluno chegou em mim e disse que a mãe dele tinha preparado um cachorro quente para o lanche, ele respondeu para a mãe que não ia comer, porque “aquilo” não era saudável. A mãe teve que preparar uma tapioca de frango para ele”, relata Gracinha.

A Prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueiro, comenta que tem apoiado o desenvolvimento de projetos no município. “É muito bom saber que as crianças estão tendo uma aceitação tão positiva dos alimentos, pois a alimentação saudável é uma forma de desenvolver o intelectual dos pequenos”, explica a prefeita.

Uma surpresa para a professora do Pré-1, Mercia Mariano Cosmo, foi o fato de alguns de seus alunos não conhecerem certos alimentos. “Fiquei surpresa porque são alimentos tão comuns para nós. Por exemplo, não conheciam a beterraba, a goiaba e a mexerica”, explica.

A nutricionista explica que a próxima fase do projeto é trabalhar as frutas do cerrado com os adolescentes de Santa Rita do Araguaia.