Projeto estimula a prática de leitura em escola do município

A Prefeitura municipal de Santa Rita do Araguaia juntamente com a secretaria de Educação realiza projeto com 25 alunos do 5º ano da Escola João Paula da Cruz. A atividade pedagógica tem o objetivo de desenvolver o conhecimento através do hábito da leitura.

O trabalho é desempenhado durante todo o ano letivo e a cada bimestre, com turmas diferentes que compreende o ensino fundamental, pois esta fase pode ser mais fácil para despertar o gosto pela leitura.  As leituras são feitas em uma sala com tapetes e almofadas espalhadas pelo ambiente de forma que as crianças se sintam bem à vontade para praticar, alguns livros são selecionados pela a professora de acordo com a faixa etária e a própria criança escolhe o livre que deseja ler.

A diretora da instituição Zélia Francisca de Carvalho ressalta que um dos resultados positivo da ação é o desenvolvimento geral do estudante em todas as disciplinas, pois melhora na compreensão de textos, além de ajudar na interação com outros colegas através de uma preparação para apresentação do conteúdo lido.

“O projeto busca também estimular leitura para que ela seja algo prazeroso e não obrigatório. Desperta o imaginário do aluno incentivando o a compartilhar a história com outros alunos e até mesmo com os professores”, afirma.

De acordo com a gestora que trabalha na educação há mais de vinte anos, um dos grandes desafios dos professores é ensinar a leitura e também fazer com que o aluno adquira o hábito de ler.  “Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar. Ler é um ato muito importante para a aprendizagem, pois favorece o conhecimento e aprimora a escrita”, finaliza.

Estagiária Lindéia David

Desenvolvimento para todos!