Projeto Prancha Ecológica é implantado em Santa Rita do Araguaia

Visando preservar o Rio Araguaia a prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação e a parceria com o instrutor de surf, Marcos Leandro, iniciaram o projeto Prancha Ecológica na Escola Municipal João Paula da Cruz, em Santa Rita do Araguaia.

O instrutor de surf ministrou no primeiro momento uma palestra mostrando a prancha, como ela é confeccionada e ressaltou a importância da reciclagem às crianças. Lembrando que a prancha é feita de garras pet descartáveis e os alunos terão a missão de arrecadá-las e trazer para a escola, onde em outro momento o instrutor irá confeccionar a prancha ecológica juntamente com as crianças.

A estudante da escola João Paula da Cruz Maria Eduarda, de 8 anos, define bem o sentimento de confeccionar uma prancha ecológica. “É muito legal o projeto, vamos aprender a aproveitar os litros e colocar o lixo no lugar certo”, fala Maria Eduarda que apesar de pouca idade já entendeu a importância de cuidar do meio ambiente.

Conforme o instrutor a idade mínima para aprender a usar a prancha ecológica é de 8 anos e a idade máxima de 65 anos. “O esporte vai bem a todas as etapas da vida, basta ter disposição”, conta Marcos.

O projeto

O projeto Prancha Ecológica STAND UP PADDE é um esporte relativamente novo no Brasil. De origem havaiana, sua principal diferença do tradicional se dá por sua facilidade de aprendizagem, e sua abrangência uma vez que, além do mar também pode ser praticados em rios e lagos. É uma prancha ecológica produzida com garrafas pet descartáveis, ela reduziu consideravelmente, o valor da prancha convencional e vem trazendo benefícios para o meio ambiente e a população.

Benefícios da prancha ecológica

Queda no índice de pessoas infectadas por mosquitos transmissores da dengue, seleção de lixo reciclável, maior conscientização por parte da população no tocante a preservação de rios, lagos e nascentes.

O que necessário para confeccionar uma prancha ecológica

Para confecção das pranchas é necessário 93 garrafas pet descartáveis lisas.

5unidades de cola poliuretano kPO.

03 barras de cano 25 mm.

03 tabuas de carne

06 unidades de EVA

05 Lixas número 120

01 boia flutuador tipo espaguete

Assessórios para a prática do esporte

Remo, Colete Salva Vidas, Leash (cordinha de ligação entre o atleta e a prancha)

Estagiária Karine Borges

Gestão Desenvolvimento para todos!