Projeto “Prefeitura itinerante” será realizado neste sábado em Santa Rita do Araguaia

A prefeitura Municipal de Santa Rita do Araguaia realizará no próximo sábado (09/06), conjunto de ações e serviços para o cidadão santarritense. O projeto denominado “Prefeitura em ação – Levando cidadania a você” tem como objetivo aproximar os cidadãos ofertando serviços que são disponibilizados pelos departamentos, mas que muitos munícipes não sabem que tem o direito ou não tem acesso.

O evento será realizado no prédio da Pastoral da Criança, situado na Rua 09 do Bairro Bela Vista, com início às 8h até ao 12h, onde contará com vários profissionais preparados para tirar dúvidas e orientar os moradores acerca de vários serviços como: Emissão do ID Jovem, Carteira do idoso e passe livre, Bolsa família, Renda cidadã, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Número de Identificação Social (NIS), 2º via de certidão de nascimento, 2º via do CPF, Solicitações de caçamba, Atendimento IPTU, Entrega de títulos definitivos do bairro Vila Esperança e um espaço dedicado às crianças e a leitura.

A superintendente de Cultura, Juliana Morales, explica que a iniciativa da prefeita Tânia Salgueiro é promover uma ação itinerante. “Muitas pessoas não têm acesso a esses programas que são direito delas. Um dos objetivos é estar aproximando as pessoas dos programas sociais, pois às vezes o santarritense não tem condições de ir até a prefeitura, ou não tem acesso aos meios de comunicação (site, jornal, rádio) então a prefeitura irá até elas” explica Juliana.

Finanças

Durante o “Prefeitura em Ação” haverá a participação da equipe responsável pelo Setor de Cadastro. Conforme a fiscal arrecadadora, Elizete Pereira, será promovida a entrega dos Títulos Definitivos dos Imóveis do bairro Vila Esperança.  “São 170 proprietários sem TÍTULO DOS IMÓVEIS na Vila esperança. Vamos expedir os títulos definitivos, atendendo ao pedido da prefeita que pretende legalizar todos os imóveis do município”, conta Elizete.

O setor de cadastro estará atendendo ainda na emissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Elizete explica que o morador poderá consultar também a relação de débito do imóvel e adquirir o desconto de 20% do valor total ou fazer o parcelamento sem desconto.

“Foi aprovada a Lei do Refis para que possamos dar o desconto do IPTU aos contribuintes. Sobre multa e juros, quem tem IPTUs atrasados poderá parcelar o débito. Estaremos negociando da melhor forma possível para que o contribuinte saia satisfeito”, diz Elizete.

Cultura e Banco do Povo

A superintendência de Cultura promoverá a entrega das CARTEIRINHA NACIONAL DO ARTESÃO. Inscrições para o projeto “Entre Rios”, bordado em arte, inscrições para a “Feira de Sabor e Arte” e cadastro municipal de artistas e artesãos. Informações sobre o Banco do Povo.

Saúde

Durante o projeto PREFEITURA EM AÇÃO a equipe municipal de saúde estará executando teste de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinas, complexo miopático contra a dengue, orientações odontológicas, aferição de PA e emissão de cartão SUS.

Social

Conforme explica a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Lorena de Souza Guimarães, entre os serviços que serão ofertados está a emissão da Identidade Jovem (ID JOVEM) que oferece ao jovem de 15 a 29 anos, 2 passagens de graça e desconto de  meia passagem em ônibus interestaduais, além de meia entrada em eventos públicos. Emissão da CARTEIRINHA DO IDOSO, Número de Identificação Social (NIS) que é o número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social, emissão da 2º VIA da CERTIDÃO DE NASCIMENTO e do CPF entre outros atendimentos como orientações e cadastros dos programas sociais, Bolsa família, Renda Cidadã.

“Muitas famílias de Santa Rita se enquadram nos requisitos para terem essa ajuda de custo do governo, porém não tem conhecimento de como participar dos programas. Nós vemos a necessidade de fazer esta ação para que a população tenha conhecimento dos serviços ofertados pelo CRAS”, diz Lorena.

Transporte Obras e Limpeza Urbana

A Secretaria de Transporte, Obras e Limpeza Urbana estará presente atendendo às solicitações de caçamba e agendamento de manutenções da iluminação pública.

Assessoria de Imprensa e Estagiário Bruno santos

Gestão Desenvolvimento para todos!!