Projetos nutricionais nas escolas influenciam hábitos alimentares em casa


Na última quarta-feira, 10, a secretaria da Educação promoveu mais um encontro com as crianças da Escola João Paula da Cruz com a nutricionista Maria das Graças. A realização desses encontros tem surtido efeito não só nas escolas, mas no ambiente familiar das crianças e professores. A Gestão Desenvolvimento para Todos por meio da secretaria de educação acreditando na qualidade de vida e no potencial das crianças do município tem trabalhado com esses projetos para estimular sua aprendizagem.

 

 

O intuito do projeto “Conquistando e Construindo Novos Sabores” tem importante papel de conscientizar os alunos para uma alimentação saudável. Toda semana são apresentados alimentos diferentes e de várias formas de preparos como sucos, brigadeiros, saladas, bolos e tudo de forma saudável para que a criança sinta os diferentes sabores e, dessa maneira, se alimentar melhor. Outro exercício fundamental aplicado no plano é desenvolver os sentidos. Um dos métodos utilizados é o de vendar os olhos para que através do olfato, do paladar e do tato possam identificar os alimentos.

 

 

De acordo com a nutricionista, os estudantes descobrem novos sabores experimentando frutas que antes não eram do conhecimento habitual do dia a dia como suco de beterraba, araçá-boi e gurupi, além das frutas damasco, cacau, coco de buriti e várias espécies de bananas. “O objetivo é apresentar as crianças a importância de estar conhecendo novos sabores e fazer com que tenham consciência dos valores e benefícios de uma alimentação saudável, uma refeição nutritiva é essencial em todas as fases de nossa vida”, finaliza a coordenadora.

 

 

Para a professora da educação infantil Neiva Dias Ferreira, a apresentação foi fundamental e garante que seus alunos aprenderam muito e que irão levar esses conhecimentos para o resto de suas vidas e que, inclusive ela aproveitou o incentivo para aderir a uma alimentação saudável. “Desde 2018 com esse projeto eu deixei de consumir refrigerantes, frituras e lanches e passei a introduzir frutas, sucos e verduras na alimentação e consegui perder peso de forma saudável”, declara Neiva Dias.

 

 

A escola é um ambiente que pode promover uma alimentação adequada, saudável e segura, permitindo uma boa nutrição e um bom rendimento escolar.  Esses tipos de ação desenvolvida nas escolas promovem uma interação também no ambiente familiar onde às crianças, entusiasmadas, compartilham o que aprendeu de novidade.

 

 

Conforme conta a mãe de um dos alunos Suely França B. Barcelos, o projeto pode ajudar as crianças a se tornar mais conscientes, por mais que os pais expliquem em casa a importância de se alimentarem bem, às vezes não acatam a ideia. E com o acompanhamento de um profissional junto a outras crianças na escola pode trazer resultados positivos. “O meu filho sempre teve uma boa aceitação ao experimentar os diferentes alimentos e ficou bastante empolgado, ele nunca teve problemas em comer coisas saudáveis e o curioso é que ele não gostava de melão, e depois de participar dos encontros e provar a fruta, hoje ele aprecia”, comenta Suely França.

 

 

Estagiária Lindéia David

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para todos!

 

 

 

 

Imagens