Queimadas domésticas são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana

Uma prática passada de geração em geração, a prática de se queimar o lixo doméstico, ou mesmo as folhas que caem das árvores é uma prática altamente prejudicial à saúde das pessoas e à qualidade do ar. Além de ser uma atividade que apresenta sérios riscos de provocar incêndios, ainda podem ocorrer acidentes domésticos com crianças e demais pessoas acidentalmente.

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, faz um apelo à população para que abandone essa prática tão nociva, orientando que ela seja substituída pelo recolhimento do lixo em sacos, para serem recolhidos pelo serviço de limpeza pública.

“Estamos entrando no período da estiagem, o que fará com que a qualidade do ar fique cada dia mais comprometida pela poeira e baixa umidade. A fumaça resultante das queimadas só piora a qualidade do ar que respiramos” afirma o secretário de Meio Ambiente, Raimundo Miranda.

A população deve fiscalizar e denunciar esse tipo prática, pelo telefone municipal (64) 3635-7000 e nos casos mais graves acionar o 193, número do Corpo de Bombeiros. No caso de queimadas localizas as margens de rodovias, a Polícia Rodoviária Federal também deve ser acionada pelo número 191. Quem for flagrado cometendo a prática está sujeito à multa, bem como poderá responder por crime ambiental, conforme Lei Federal 9.605/98.

Fone: (64) 3635-7000 ou 3635-7003
E-mail: assessoriaimprensastaia@gmail.com