Santa Rita do Araguaia recebe primeiras doses da vacina contra a covid-19

Santa Rita do Araguaia (GO) recebe nesta quinta-feira (21), as primeiras 55 doses da vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac Biotech. Os profissionais de saúde que atual na linha de frente da doença serão os primeiros a serem vacinado pela Coronavac, que necessita de reforço após 21 dias.

As doses foram encaminhadas pelo Governo do Estado de Goiás através da Regional de Saúde de Jataí (GO), sem previsão do envio de novas remessas. Segundo o Prefeito Carlos Tadeu, o baixo número de vacinas não aconteceu apenas no município santa-ritense e que a expectativa é de que em breve sejam encaminhadas novas doses para atender toda a população do município.

“Essa primeira remessa da vacina, embora em poucas doses, já representam um avanço para a proteção a saúde humana, além de se tornar uma grande aliada na estratégia de enfrentamento da doença. Por isso, mesmo com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos”, pontua o gestor Carlos Tadeu.

De acordo com dados divulgados na última semana pelos pesquisadores do Instituto Butantan, que realizaram os testes com a CoronaVac no Brasil, a eficácia geral da vacina foi de 50,4%. O instituto também informou  que a vacina foi 78% eficaz na prevenção de casos leves de coronavírus e 100% em evitar quadros moderados e graves.