Saúde realiza ação contra o Mosquito Aedes Aegypti em Santa Rita


A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, através da Secretaria de Saúde, iniciou uma força tarefa no combate à Dengue, Zika e Chikungunya neste período de alta incidência do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças. A ação foi realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, durante o mês de janeiro, e toda a equipe de saúde para o Combate e Prevenção do Mosquito transmissor.

 

 

Durante o trabalho foram visitadas 1032 imóveis e as equipes se depararam com 77 casas fechadas. Ações como os bloqueios utilizando UBV (fumace) nos locais de casos notificados ou suspeitos de dengue um total de 9, sendo quatro bloqueios no Setor Bela Vista, um bloqueio na Vila Morada do Sol, um no Quinca Barro e três na Vila esperança. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

 

 

A luta contra a dengue não é apenas do poder publico e sim de todos. A população deve limpar os quintais para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas também podem conter ovos ou larvas de mosquitos. Os criadouros estão em qualquer meio que possa acumular água parada, por menor que seja; até em tampinhas de garrafa.

 

 

Mas são encontrados com maior frequência em lixo, como resíduos plásticos, espalhados pelas ruas. É preciso atuar ativamente mantendo quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas, por exemplo; calhas, marquises e ralos. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.

 

 

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para Todos!