Secretaria de Saúde de Santa Rita do Araguaia emite terceiro Boletim Epidemiológico

O terceiro Boletim Epidemiológico referente ao avanço do novo Coronavírus (COVID – 19) em Santa Rita Do Araguaia (GO) foi emitido nesta terça-feira (14), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) e do Núcleo de Vigilância Sanitária (NVS). Segundo o documento, o município apresenta um caso suspeito, nove monitorados e nenhum caso confirmado ou descartado.

De acordo com o boletim, o paciente suspeito veio recentemente de Brasília (DF). Ao apresentar os sintomas do coronavírus foi encaminhado ao Hospital Municipal de Alto Araguaia (MT) para a coleta do material e encaminhado para o Hospital Regional, em Rondonópolis. Familiares que tiveram contato com o paciente suspeito estão sendo monitorados conforme determina o protocolo da Organização Mundial de Saúde.

A Portaria nº 454 de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde, também determina que todos os pacientes que apresentem Síndrome Gripal (SG) e que não se enquadram nos critérios de notificação e realização do exame para covid-19, sejam monitorados e mantidos em isolamento domiciliar.

“Precisamos reforçar que ainda se trata de um caso suspeito e que aguardamos a confirmação, mas mesmo assim, estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e de Decretos Federais e Estaduais para prevenir e conter a disseminação da doença. Agradeço a todos que tem ficando em casa. Com a ajuda da população conseguiremos vencer essa guerra epidemiológica. Continuemos vigilantes. Fiquem em casa!”, falou a prefeita Tânia Salgueiro.

Denúncias de desobediência das medidas adotadas devem ser realizadas na Vigilância Sanitária, através do telefone (64) 3635-7009.