Turismo

MEIOS DE HOSPEDAGEM

 

Hotel Paiaguas

O hotel possui em suas acomodações ar-condicionado, cabideiro, televisão, ventilador e internet Wi- Fi gratuita. O local é estruturado com ar-condicionado, sistema de câmera, mini conveniência com água, energético, cerveja, bombom e sucos. O serviço de café da manhã está incluso na diária. Aceitam como formas de pagamento cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, 249, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO

Contato: (64) 3635-1234
E-mail: hotelpaiaguas@hotmail.com

 

 

Hotel Central

O empreendimento de hospedagem possui café da manhã incluso na diária. Os quartos são estrutura- dos com ar-condicionado, ventilador, televisão e internet Wi-Fi gratuita. Possui recepção com tevê e esta- cionamento. Aceitam como formas de pagamento cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, Qd. 51, Lote 02, N° 441, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1480
E-mail: silvinarenata21@gmail.com

Fonte: Observatório do Turismo 2019

 

Hotel Progresso

A hospedagem possui em suas acomodações ar-condicionado, ventilador, televisão e internet Wi-Fi gratuita. O local é equipado com sala de tevê e vídeo, estacionamento e oferecem café da manhã. Aceitam como formas de pagamento cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, N° 535, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (62) 98457-4545 / Lucilene

E-mail: lucileneteixeira@hotmail.com

 

Soneca Hotel

O hotel possui em suas acomodações televisão, ar-condicionado e internet Wi-Fi gratuita. O local é bem organizado e possui estacionamento. O café da manhã está incluso na diária. Aceitam como formas de pagamento cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, N° 627, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1867
E-mail: hotelsoneca627@gmail.com

Fonte: Observatório do Turismo 2019

 

Goiás Palace Hotel

O empreendimento de hospedagem possui em suas acomodações ventilador, ar-condicionado, tele- visão, cabideiro, mesa de trabalho, frigobar e internet Wi-Fi gratuita. O local hospeda pessoas com animas de estimação. Possuem estacionamento e café da manhã incluso nas diárias. Aceitam como formas de pagamento cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, N° 1040, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 36355-1762
E-mail: elianecamarques@yahool.com.br

 

 

Sudoeste Hotel

A hospedagem possui em suas acomodações ar-condicionado, televisão parabólica, internet Wi-Fi gra- tuita e frigobar. O café da manhã está incluso na diária. No local há estacionamento coberto. Aceitam como formas de pagamentos cartão de débito e moeda brasileira.

Endereço: BR-364, N° 3, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (65) 9 990-9948 / Gilceia
E-mail: hotelsudoeste2018@gmail.com

 

Pousada Recanto das Águas

A pousada possui em suas acomodações ar-condicionado, frigobar, guarda-roupa e internet Wi-Fi gra- tuita. A hospedagem é estruturada com piscina, estacionamento, mesa de sinuca e ao fundo dela há o rio Araguaia. No rio os hóspedes podem realizar atividades como Stand-up, Boia-Cross, Caiaque e passeio de barco. No local também há um tanque de pesca disponível aos hóspedes.

Endereço: Av. José Manoel Vilela, N° 1600, St. Vila Regina, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 99991-7868 / (66) 99903-4847
E-mail: pousadarecantodasaguas@hotmail.com

ESPAÇOS PARA EVENTOS

 

Recanto do Araguaia

O empreendimento aluga o local para a realização de eventos, festas de aniversário e outras comem- orações. Uma das particularidades é a presença do Rio Araguaia, o qual passa no fundo do local. O lugar é amplo, com piscina, balanço, mesa de sinuca, possui fogão a lenha e estacionamento. No Recando do Araguaia há opção de hospedagem. Valores a combinar.

Endereço: Av. José Manoel Vilela, N° 1600, St. Vila Regina, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: 015 (66) 99616-5885

 

Parque de Exposições Manoel Rocha

O local é aberto possui bilheteria e atende às demandas de eventos locais, como a tradicional Festa de Rodeio, e externos. No Parque se encontra o Centro de Equoterapia e Equitação, chamado EquoAmigos. Também funciona no local o Sindicato Rural de Sta. Rita do Araguaia.

Endereço: BR-364, entrada da cidade, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (64) 3635-1481

 

Estância Nossa Sra. Aparecida – Pesque-Pague

O empreendimento, também conhecido como Pesqueiro Caipira possui uma área verde ampla, pisci- cultura com 3 tipos de peixe disponíveis para a pesca, 9 quiosques de pescaria, restaurante, parque infan- til, cozinha, piscina e um salão de festa fechado. Todos os móveis de madeira foram produzidos no local. O espaço contrata show ao vivo nos finais de semana e realiza torneios de pescaria. No espaço aberto são criados pôneis, cavalos, búfalos e mini bois, disponíveis para passeio.

Horário de funcionamento: Todos os dias (8h às 22h)
Endereço: BR 364, KM 02, Saída p/ Mineiros (lado esquerdo), Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 9990-8810 / Sidiney

BARES E RESTAURANTES

 

Restaurante Recanto do Peixe

O restaurante atende ao almoço e jantar, fica localizado na Estância Nossa Sra. Aparecida. Comercializam bebidas alcóolicas, águas, sucos, refrigerantes e sorvete. Oferecem almoço aos finais de semana, prato feito, peixe de molho, filé de tilápia e batata frita. O local é amplo, com móveis rústicos de madeira, ambiente coberto, com toldos, televisão e aos finais de semana contratam show ao vivo.

Horário de funcionamento: todos os dias (08h às 22h)
Endereço: BR-364, Km 2, Saída p/ Mineiros, Zona Rural, Santa Rita do Araguaia Contato: (66) 99903-8810

 

Restaurante Calhambeque

O restaurante existe há mais de 25 anos, é um ambiente familiar, arborizado, localizado a beira da rodo- via. O empreendimento atende ao almoço todos os dias, feito no fogão a lenha, com o preparo de comida caipira, com galinhada, pequi, arroz e outros pratos típicos, com opções de self-service e por quilo, com sobremesa e bebidas em geral. No fundo do restaurante está exposto um caminhão Ford de colecionador, ano de 1917.

Horário de funcionamento: Todos os dias (11h às 14h) Endereço: BR-364, Km 071, Santa Rita do Araguaia-GO Contato: (66) 9 9905-8847 / Katrine
E-mail: katrinesantos0@gmail.com

 

Lanchonete e Restaurante Vale do Araguaia

Atendem ao almoço e jantar todos os dias, com opções pratos à vontade e por quilo. Além disso, com- ercializam quitandas em geral, queijos, salgados, café e bebidas diversas. O restaurante está localizado no ponto de apoio rodoviário do município.

Horário de funcionamento: Todos os dias (24h)
Endereço: Av. Joaquim Marinho, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1443

 

Expedito Bar e Lanchonete

O bar comercializa bebida alcóolica em geral, refrigerante, suco e água. Além disso, vendem salgados, sanduíches e salgadinhos industrializado. No fundo do local passa o rio. Com música ao vivo aos finais de semana, o bar é um ponto da cidade no qual os moradores buscam lazer e finais de semana dançantes.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado (7h às 14h) e Domingo (7h à meia noite) Endereço: Rua Nenem Ferreira, N° 50, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 99955-3967

JB Restaurante

O restaurante atende ao almoço, com uma variedade de pratos de comida caseira, com churrasco, salada, verdura e frituras. Com opções de self-service e marmitex. O tradicional restaurante está em fun- cionamento há 42 anos, atendendo ao público com uma comida boa e de qualidade.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado (11h30min às 14h)
Endereço: Rua Daniel Ambrozio de Bastos, N/ 389, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1249 / Fátima Beatriz
E-mail: biabastosdf@gmail.com

 

Panificadora Modelo

A panificadora comercializa pães doces e salgados, pães de queijo, roscas variadas, salgados em geral, bebidas lácteas, refrigerante, café, opções de leite com adicionais, sucos e outras bebidas. O empreendi- mento atende aos pedidos de encomenda.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado (4h40min às 20h) Domingo (4h40min às 11h) Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 3635-1820 / Sueli

 

Restaurante e Conveniência Montreal

Localizado no Posto de combustível Montreal, o restaurante atende ao café da manhã, almoço e jantar. No local são comercializadas bebidas alcóolicas, sucos, refrigerantes, energéticos e outros. Na conveniência há venda de balas, chocolates e bolachas.

Horário de funcionamento: Todos os dias (5h à meia noite)
Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, S/N, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99675-8818
E-mail: anavitoriamoreira@outlook.com

 

 

Pão Gostoso Panificadora

A panificadora comercializa quitandas diversas, dentre elas roscas de diversos sabores, pães, salgados variados, tortas, leite, café, leite com toddy ou café, sucos naturais, refrigerante, energético, cafés expresso e cappuccino. Disponibilizam aos clientes internet Wi-Fi e estão com um projeto de ampliação do espaço.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado (5h às 21h) e Domingo (5h às 13h)
Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, Qd. 54, Lt. 11, N° 1260, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99989-5381 / Adenilton
E-mail: panificadorapaogostoso7@gmail.com

 

Ametista do Sul Restaurante e Lanchonete

O empreendimento atende ao almoço e jantar, com uma variedade de pratos, massas, frituras, verduras e salada. Com opções self-service e à vontade. Além disso, comercializam salgados, sucos e refrigerante.

Horário de funcionamento: Todos os dias (11h às 13h / 18h às 23h)
Endereço: BR-364, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 99955-55358

BARRACAS DE QUEIJO

 

Barraca da Vera

A barraca comercializa queijos caseiros, com uma variedade de opções, podendo ele ser temperado, trançado ou, o mais conhecido da região, o queijo cabacinha. Além disso, também vendem pães, doces, leite, farinha, rapadura, ovos e mel. Ótimo atendimento, ambiente limpo e organizado.

Horário de funcionamento: Todos os dias (04h às 20h) Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99997-5710

 

Barraca da Fátima

A barraca está em atividade há 9 anos, comercializa o queijo cabacinha e trançado, doce de queijo, leite, goiabada e conserva de ovos de codorna. Os queijos são oriundos do Assentamento Agrovila e Ivapé. Aceita como formas de pagamento cartões de crédito e débito.

Horário de funcionamento: Domingo a Sexta-feira (8h às 23h)
Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 99603-3517

 

Barraca da Loreni

A barraca da Loreni está em atividade há 22 anos, comercializam doce caseiro, queijos cabacinha, tem- perado e mortadela. Os queijos são adquiridos na fazenda do sr. Walmir e o doce do Assentamento Agro- vila. Aceita como formas de pagamento cartões de crédito e débito.

Horário de funcionamento: Todos os dias (7h às 22h) Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99967-4269

 

Ponto Certo “Lugar do Bom Queijo”

Em atividade há 4 anos, a barraca comercializa o queijo cabacinha, trançado, provolone e defumado. Além de venderem mel, salame, vinho, doce de leite e mortadela. O queijo cabacinha é feito na casa da proprietária da barraca e o doce é oriundo do Assentamento Agrovila, com o sr. Hélio. Aceita como formas de pagamento cartões de débito e crédito.

Horário de funcionamento: Todos os dias (6h40min às 21h)
Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 99696-0216 / Cristiane

 

Barraca de Queijo da Maria

A barraca está em atividade há 30 anos, comercializa o queijo cabacinha, mortadela, doces de goiaba e de leite, conservas, mel, ovos, cachaça e café da manhã.

Horário de funcionamento: Todos os dias (5h30min às 19h)
Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO

 

Barraca da Lucinete

A barraca comercializa bebidas em geral, queijo cabacinha, o qual é adquirido em uma fazenda de produção local. Atendem ao café da manhã e almoço. O local possui música ambiente e aceita cartão de débito como forma de pagamento.

Horário de funcionamento: Todos os dias (6h à meia noite)
Endereço: Br-364, Santa Rita do Araguaia – GO
Contato: (66) 99699-1392 / Ludmila

 

PRAÇA / SERVIÇOS / FEIRA / TRANSPORTE / IGREJA / PATRIMÔNIO

Praça Gerônimo Machado Valadão

A praça foi fundada em maio de 2003, se encontra em frente à prefeitura do município e ao ginásio de esportes. O local é arborizado, equipado com quadra de areia com iluminação e bancos para descanso.

Endereço: Rua Abílio Alves Ferreira, Centro, Santa Rita do Araguaia-GO

Praça Quinca Barros

A praça é equipada com aparelho para exercícios, algumas árvores, bancos para descanso, área para fazer caminhada com amigos e família. Na praça existem alguns food trucks estacionados comercializando cachorro quente e sanduíche.

Endereço: Av. Joaquim Salgueiro, 1829-1967, Santa Rita do Araguaia – GO

Prefeitura municipal de Santa Rita do Araguaia – GO

A prefeitura está localizada na praça Gerônimo Machado Valadão, sua estrutura organizacional é com- posta pelas secretarias de Administração, Meio Ambiente, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde, Transportes, Obras e Serviços Públicos, Indústria e Comércio.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta (07h30 às 11h30/ 13h30 às 17h30) Endereço: Rua Abílio Alves Ferreira, nº 790, Centro, Santa Rita do Araguaia-GO E-mail: assessoriadeimprensa@santaritadoaraguaia.go.gov.br

Ponto de Apoio Vale do Araguaia

O local recebe os ônibus de viagem dos municípios vizinhos. Está há 30 anos em atividade, possui banheiros, um restaurante e lanchonete que atende ao público 24h e uma loja de conveniência. Algu- mas das viações que utilizam o Ponto de Apoio são: Expresso São Luiz, Eucatur, Rotas, Lopes Sul, Itama- rati, Araguarina, entre outros, com destinos nos municípios de Goiânia, Cuiabá e Mineiros.

Endereço: Rua Joaquim Marinho, N° 1200, Centro, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1743

Feira Coberta Aprígio Pereira Magalhães

A feira existe há mais de 12 anos, anteriormente ela se localizava na praça Matriz, depois foi encaminhada para um local coberto. Ao todo são 32 feirantes, quase todos são dos assentamentos do município. Nas bancas, eles comercializam banha de porco, rapadura, pimenta, queijo cabacinha, farinha, verduras do assentamento Agrovila, leite de vaca, tapetes de produção própria, crochês, ovos caipira, frango caipira, roscas, doces, pamonha e frutas. O local da feira é coberto e com banheiros. A feira municipal leva o nome do saudoso Aprígio Pereira Magalhães, que foi um pequeno produtor rural em Santa Rita do Araguaia-GO. Ela está localizada na avenida Getúlio Vargas, esquina com a rua Antônio Bernardes Teixeira, no bairro Vila Nova.

Horário de funcionamento: Sábado (15h às 17h)

Paróquia Sta. Rita dos Impossíveis

A igreja é arquidiocese de Jataí, existe há mais de 30 anos e fica localizada na Praça Jovercina Placidina de Carvalho. Possui um salão paroquial, vitrais e é a sede da Assistência Social.

Endereço: Av. Walquir Vieira de Rezende, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 3635-1245

Ginásio de Esportes Jerônimo Evaristo da Silva

O Ginásio foi fundado em 1988, é utilizado para a realização de jogos, torneios esportivos, colônia de férias e alguns eventos do município.

Endereço: 228, R. Abílio Alves Ferreira, 126, Santa Rita do Araguaia – GO

 

Mundo Animal

O local funciona enquanto haras, criam cavalos, domam e treinam para esportes, competição e laço. Possuem atividade de equitação, realizam exames andrológicos em touro. No estabelecimento, também, se encontra uma clínica veterinária, a qual atende todos os dias e realiza plantões e atendimentos em fazendas.

Horário de funcionamento: Todos os dias (7h às 20h)
Endereço: Avenida Manoel Martins Paniago, SN, Qd. 19, Lt. 4; caixa postal 12, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (64) 36351713 / (66) 99986-8819 – Edson José / 015 64 99897-7376 – Veterinária Tatiane Leles

 

Casarão da Fazenda Babilônia

A Fazenda, fundada em 1830, foi de Zeca Ferreira, atualmente o proprietário é o sr. João Antônio Lira, um dos herdeiros, nela ocorreu a primeira sala de aula rural da região. O local é um casarão antigo, da época da construção, possui dois andares, com chão de tijolos, fogão a lenha, fotos antigas, panela de ferro, instrumentos antigos, que remetem ao cotidiano da época. Na fazenda existem muitas árvores frutíferas, como pés de acerola, manga, laranja, mexerica e coco. Também dispõe de bica d’água. Ao lado existe a Fazenda Barroso, o irmão do sr. João Antônio, nesta existia um engenho/alambique, onde produ- ziam cachaça há mais de 40 anos, atualmente está desativado, também praticam a piscicultura e criação de porcos. No momento estão em processo de abertura para visitação.

Endereço: Fazenda Babilônia, Zona Rural, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99681-1170 – Geraldo / (34) 99909-2454 – João Antônio

 

WM Queijo

O famoso “Queijo cabacinha” é fabricado no Assentamento Nossa Sra. Aparecida, por um casal que produz o queijo há 15 anos, a sra. Maria Miriam e o sr. Wilsom. O produto possui o selo para queijo. São fabricados cerca de 18 queijos todos os dias. O casal possui 6 vacas, as quais produzem 140 litros de leite por dia, importantíssimo para a fabricação do produto. Além do tradicional, o casal também produz o queijo trança e o nozinho, que carregam a mesma qualidade na fabricação.

O Queijo Cabacinha, do Araguaia, é produzido há quase um século, nos municípios goianos de Minei- ros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia e nos municípios mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca, e tem como característica principal a textura fibrosa e o formato de cabaça – fruto de uma planta da família das cucurbitáceas (SEBRAE, 2020).

O Sebrae Nacional e os Sebrae dos Estados, realizaram diagnósticos potenciais de Indicações Geográ- ficas, de modo virtual. No dia 04 de junho de 2020, a Regional Sudoeste I, do Sebrae Goiás, realizou a primeira etapa de diagnóstico do ‘Queijo cabacinha do Araguaia’.

O analista João Luiz Prestes Rabelo, do Sebrae Goiás, afirmou que “esse diagnóstico, realizado em par- ceria com o Sebrae Nacional e a empresa Inovates tem por objetivo ajustar a rota, verificar os gargalos existentes, motivar e fortalecer os produtores do ‘Queijo cabacinha do Araguaia’. A partir disso, os pro- dutores poderão protocolar, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o pedido de registro da Indicação Geográfica para indicação de procedência do queijo, de forma a garantir o reconhecimento do produto enquanto patrimônio histórico, cultural e gastronômico do sudoeste goiano e do sudeste ma- to-grossense” (SEBRAE, 2020).

 

Uvas Araguaia

O local comercializa cachaças, conservas, mel, doces, pimentas, produtos derivados da produção local (uvas e coco), como vinhos artesanais, sucos naturais, vinagre, coco, cerveja e geleia. Estão em atividade desde 1999, localizado a 4 km da cidade, o lugar possui estacionamento, banheiro, ambiente climatizado e é liberado o consumo dos produtos no local. Nos fundos da loja existe um parreiral, com inúmeros tipos de uvas, sendo elas: Vitória, Violeta, Isabel e Nubia. Não fazem uso de agrotóxicos na plantação. São 6 hectares de terra, distribuídas com pés de uva e coco. Aceitam como formas de pagamento cartões de crédito e débito.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado (7h15min às 18h30min) Endereço: BR-364, Km 381, sentido Mato Grosso, Santa Rita do Araguaia – GO Contato: (66) 99978-4410/ Gustavo
E-mail: gustavo69sprafico@gmail.com

Terminal Turístico

O local é amplo, iluminado, com parque infantil, pista para caminhada, quiosques, banheiros, estacionamento para 40 carros, um campo de futebol society, academia ao ar livre com barra assimétrica e paralela, pergolado com área de lazer, uma pracinha, duas lanchonetes, quatro choupanas e cozinha. Nele acontecem feiras de Sabor e Arte, gastronômica, atividade de Boia Cross no Rio Araguaia que passo nos fundos do Terminal e outros eventos em geral. O local é utilizado pelos moradores e turistas com a finalidade de lazer com a família e amigos.

Horário de funcionamento: Todos os dias
Endereço: Av. Manoel José Vilela, Vila Regina, Santa Rita do Araguaia – GO

ATRATIVOS NATURAIS

 

Cachoeira Babilônia

A cachoeira possui uma queda d’água de 15 metros, formando cataratas, o acesso a trilha é fácil, porém não há sinalização no percurso. O atrativo é ideal para contemplação, devido à periculosidade e pressão da queda d’água, não é permitido o banho. O atrativo está em processo de organização e estruturação.

Endereço: Fazenda Babilônia, Zona Rural, Santa Rita do Araguaia – GO

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Rita do Araguaia

 

Cachoeira 2 Saltos

O atrativo está localizado no Projeto de Assentamento Dois Saltos, a 40 Km da cidade e o acesso é clas- sificado como difícil. A cachoeira possui duas quedas, a primeira com 80 metros de queda, com afloramen- to rochoso, aberto para visitação. Há possibilidade de banho. No local há uma pretensão de construção de uma PCH.

Localização: Projeto de Assentamento Dois Saltos, Zona Rural, Santa Rita do Araguaia – GO

 

 

Cachoeira de Couto Magalhães

A Cachoeira de Couto Magalhães é uma das belezas naturais do rio Araguaia. Está localizada no perímetro rural da cidade de Santa Rita do Araguaia. Para chegar à cachoeira, partindo do centro da cidade, percorre-se um total de 23 quilômetros na BR-461. Para ser fotografada e filmada com bons ân- gulos exige extrema atenção, pois as margens da cachoeira são de terra, podem desmoronar, podendo causar acidentes fatais. Não há qualquer proteção de grades ou corrimãos próximo ao abismo onde está a cachoeira, por isso a atenção deve ser redobrada.

 

Rio Araguaia

O Rio Araguaia percorre o município, sendo encontrado acesso a ele pela Pousada Recanto as Águas, no Terminal Turístico, ou em estabelecimentos próximos às suas margens. No percurso do rio, é possível observar a mata ciliar, com presença de animais como: antas, capivaras, araras, onças, cobras e gado de al- gumas fazendas próximas. Ao longo do Rio pode-se encontrar a ponte antiga da Fazenda Salgueiro, a qual foi construída por pessoas escravizada, há mais de 200 anos. Ela era utilizada para transporte de cargas e acesso à fazenda, que atualmente está desativada.